Visita ao MHNJB: Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau

       Na aula do dia 20/04, visitamos o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, que, além de possuir uma extensa área verde com plantas nativas e exóticas, dispõe de diversas atividades abertas ao público, como a Exposição de Arqueologia e o Presépio do Pipiripau. 
        O Museu de Arqueologia exibe um rico acervo de materiais arqueológicos de tribos indígenas da região norte de Minas Gerais, tais como ferramentas utilizadas para cortar e ralar alimentos, potes, lascas, tapetes, instrumentos de caça, elementos funerários, entre outros. Além disso, também pudemos ver réplicas do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo da América do Sul, encontrado em Lagoa Santa. A exposição destaca a grande diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil. 



        Em seguida, vimos o Presépio do Pipiripau, criado pelo artesão Raimundo Machado, que dedicou toda a sua vida, desde a juventude até sua morte, a esse projeto. O presépio conta com diversos bonequinhos, todos confeccionados à mão por Raimundo, que protagonizam cenas bíblicas, como o nascimento e a morte de Cristo, a Santa Ceia, dentre outros. Além disso, os cenários do presépio apresentam elementos únicos de Belo Horizonte, que estava começando a se desenvolver na época, como a lagoa do Parque Municipal, a fonte da Praça Raul Soares e o Pirulito da Praça Sete. O que mais impressiona as pessoas que visitam o presépio é a riqueza de detalhes e movimentos, além da sonoplastia e efeitos luminosos, que funcionam por meio de um engenhoso maquinário. Raimundo Machado morreu antes de terminar a última peça do presépio e, por mais que se saiba onde ela seria posicionada, não se pode fazer nenhuma alteração pois o presépio é tombado como patrimônio cultural. Entretanto, essa última peça fica exibida no museu, juntamente com a oficina em que o artesão produzia as peças.



Comentários

Postagens mais visitadas