Crítica Estruturada GIF Animado
Após realizar o gif animado, cada aluno deve criticar os gifs de dois colegas. Minha primeira crítica será feita a respeito do gif da Ana Clara Vitor Silva.
O gif da Ana Clara é composto por duas imagens semelhantes de uma bolinha de papel. Na primeira, o objeto possui tonalidades mais brancas e o fundo da imagem é preto, enquanto que, na segunda, o objeto é mais escuro do que o fundo, que é branco. Graças à essa oposição de cores, a transição de uma foto para a outra, que se ocorre através de movimentos de zoom in e zoom out, além de ter sido feita de maneira suave, gerou um contraste interessante no gif. A animação em si é bem simples, mas gostei que foi utilizado o efeito de boomerang, deixando o gif em loop infinito com movimentos de "vai e volta". Uma coisa que me incomodou é que na primeira imagem o papel está rotacionando no sentido horário, já na segunda, no sentido anti-horário. Essa mudança de sentidos ao realizar a transição quebrou um pouco o movimento harmônico entre as imagens.
O próximo gif que eu irei criticar a seguir é o do Mateus Antonucci Peranovich.
O gif do Mateus me chamou muita atenção, pois através da junção de várias figuras abstratas ele conseguiu compor um gif que parece um esqueleto, mostrando os ossos das costelas e do braço. Como ele manteve as imagens utilizadas em preto e branco, o uso da cor vermelha na figura que seriam as costelas, deu uma impressão de estarmos vendo um pouco dos órgãos internos da pessoa e, conforme o esqueleto se movimenta, a área vermelha aumenta, dando uma impressão de sangue escorrendo, o que gerou um efeito muito legal. Embora eu tenha gostado muito do resultado, acho que fugiu um pouco da proposta de trabalhar com a predominância da abstração no gif. Além disso, o flash branco no final do gif me incomodou um pouco, porque de certa forma ficou parecendo um corte brusco para indicar que aquele é o final do gif.
Comentários
Postar um comentário